SOPA Art Br

Os artistas musico-visuais paulistanos Bruno Mestriner e Yuri Garfunkel formam a dupla SOPA Art Br.
Através da união de linguagens artísticas, o SOPA criou uma estética própria aplicada em diversas áreas das artes visuais (historia em quadrinhos, ilustração, design e arte urbana) e música instrumental.

A união dessas áreas de atuação resultou nas exposições sinestésicas de arte e música urbana: "Música Visual" (Coletivo Galeria, São Paulo, 2009 e 10º Festival de Cultura Brasileira, Bolonha - Italia, 2011); e "XSampa" (El Conventillo Verde, Buenos Aires - Argentina, 2011 e Matilha Cultural, São Paulo, 2011).

Em 2012 e 2013, a exposição músico-visual X-Sampa foi expandida a espaços públicos com ampliações dos quadros originais, no formato do Mural Interativo
X-Sampa, em diversos pontos de São Paulo (Parque Trianon, 2012, incluso como atração no festival Design Weekend; Parque do Ibirapuera e estações República e São Bento do Metro, 2013; Parque da Luz, Parque Buenos Aires e Parque do Povo, 2014).

Ainda em 2013, o SOPA realizou uma segunda exposição músico-visual interativa, chamada Lendas na Rua, tendo como tema as lendas de origem dos personagens mais significativos do folclore nacional. Lendas na Rua participou do festival Design Weekend 2013 (Parque Trianon); e em 2016 foi atração da Virada Cultural (Parque Ibirapuera), Jornada do Patrimônio (Avenida Paulista) e Dia do Saci no Espaço de Leitura (Parque da Água Branca).

O projeto Lendas na Rua originou em 2014 a oficina de criação músicovisual Laboratório de Lendas, ampliando o conteúdo educacional do SOPA como foco principal de atividades em 2015, com as oficinas realizadas em diversas unidades do SESC no estado de São Paulo. Em novembro de 2016 o SOPA realizou sua terceira exposição interativa de arte urbana, narrando em linguagem de HQ a história do Samba, no< evento que celebrou o Centenário do Samba, realizado na Avenida Paulista.


Yuri Garfunkel
Formado pela Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, e em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Faculdade Paulista de Artes (2003 - 2007).

Yuri é ilustrador profissional, atuando desde 2000 nas áreas editorial, institucional e audiovisual.

Atuou como músico flautista em diversos projetos da cena musical paulistana, entre eles o Movimento Frigazz de Música Espontânea e o grupo instrumental Kaoll, que integra desde 2008, participando como instrumentista, compositor e produtor nos álbuns "Kaoll & Lanny Gordin: Auto-Hipnose"(2010), "0dd"(2014), e "Sob os Olhos de Eva" (2017); e em mais de 200 shows com circulação por 17 estados do país, além de uma tour pela Europa em 2014.


Bruno Mestriner
Formado pela Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, e em Design de Produtos pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo (2002-2005).

Bruno atua desde 2001 como designer especializado em projetos culturais, responsável pela comunicação visual de diversos artistas, festivais e projetos institucionais ligados a ecologia e saúde.

Atuou como Eletricista Instalador em São Paulo e eletricista de barcos em Antigua e Barbuda (Caribe).

Como músico contrabaixista, participou de diversos projetos da cena musical paulistana, entre eles a banda Clarah Averbuck & The Oneyedcats e Movimento Frigazz de Musica Espontânea, além de acompanhar em turnê internacional o grupo africano Kwame Afrovibes. Tambem é responsável pela formação do grupo Sound Citizens em Antigua & Barbuda onde mora e participa de turnês internacionais por 6 meses ao ano.





Copyright SOPA ART 2017. All Rights Reserved